Dicas sobre espelhos em paredes

Opções de aplicação de espelhos em paredes Pendurar ou colar espelhos em paredes é um recurso tradicional da arte de decorar ambientes que nunca saiu de moda. Pelo contrário, está ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque espelhos em paredes promovem a sensação de maior amplitude, multiplicam a iluminação e transferem para os locais internos um aspecto de requinte e elegância.
Espelhos em Paredes

Opções de aplicação de espelhos em paredes

Pendurar ou colar espelhos em paredes é um recurso tradicional da arte de decorar ambientes que nunca saiu de moda. Pelo contrário, está ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque espelhos em paredes promovem a sensação de maior amplitude, multiplicam a iluminação e transferem para os locais internos um aspecto de requinte e elegância.

Boas vidraçarias devem ter em mente as várias formas de se aplicar espelhos em paredes, começando pelas recomendações básicas dos fabricantes que têm como objetivo garantir a segurança dos usuários e aumentar a vida útil do produto, prevenindo contra a formação das conhecidas manchas pretas que geralmente surgem nas bordas. E a primeira dessas dicas é a utilização de protetores de bordas, especialmente desenvolvidos para se evitar agressões à camada metalizada dos espelhos.

Pendurar ou colar?

A primeira decisão a ser tomada ao planejar-se a aplicação de espelhos em paredes é se ele irá ser colado ou pendurado.

Se a decisão for pendurar, a vantagem obtida é a possibilidade de se remover e reaproveitar o espelho a qualquer momento. E também porque nesse tipo de aplicação o verso e as bordas do espelho ficam protegidos da umidade, que são a principal causa para o surgimento de manchas.

O espelho pode ser pendurado através de molduras simples ou sofisticadas, combinando com a decoração escolhida para o local. Pode ser pendurada através de retalhos de perfis de alumínios colados em seu verso ou ainda através de suportes plásticos desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Espelhos pendurados na parede também podem ser associados a iluminações indiretas, através de fitas de LED instaladas por detrás dos espelhos, fazendo com que o espelho se transforme em uma luminária.

Se a escolha for por colar o vidro, a principal vantagem obtida é a segurança, pois o vidro torna-se mais resistente a pancadas de todo tipo. A colagem permite também a formação de mosaicos, com pequenas ou médias peças, geralmente bisotadas, formando um quadriculado.

Para que uma parede receba espelhos é necessário que ela esteja firme, com pintura que não se solte e isenta de umidade. Um teste comum a se fazer para se verificar a qualidade da parede é fixar firmemente um pedaço de aproximadamente 30 cm de fita crepe larga na parede e, após um minuto, arrancar a fita com um movimento brusco. Se a fita se soltar sem arrancar dela camadas de tinta ou de alvenaria, é sinal de que ela poderá receber o espelho sem problemas

Na aplicação de espelhos em paredes os fabricantes recomendam que o instalador mantenha um distanciamento de 3 mm entre o verso do espelho e a parede. Sugerem também que a colagem, seja feita com cola especialmente desenvolvida para isso. A aplicação deve ser em filetes verticais para impedir que água ou umidade fiquem represados em contado direto com o verso do espelho por muito tempo.

Dicas extras sobre espelhos em paredes

Além das dicas de instalação, vidraçarias podem indicar a melhor solução nesse tipo de decoração. Aqui vão algumas:

  1. O hall de entrada é um dos espaços mais favoráveis para receber um espelho, pois ele ganha amplitude e mais iluminação com esse recurso.
  2. Se instalado com moldura, esta deve seguir o estilo do ambiente, pois existem molduras de todo tipo, incluindo as vintage, as modernas, as minimalistas e outras.
  3. Ambientes altos são valorizados com espelhos verticais. Já em ambientes mais compridos e com o pé-direito baixo, prefira usar espelhos horizontais.
  4. Com exceção das academias de ginástica, não é recomendável cobrir toda a parede com espelhos. É preferível emoldura-los com outros materiais que estejam revestindo a parede. Os espelhos combinam bem com qualquer revestimento, incluindo metal, madeira e pedras de todo tipo.
  5. Evite a ofuscação das pessoas. Se o ambiente for muito iluminado existe o recurso de se utilizar espelhos escuros como o cinza e o bronze.
  6. Leves inclinações no topo do espelho permitem que ele reflita mais o espaço do que posicionado a 90° graus do chão.
  7. Espelhos com bisotês bem executados se transformam em verdadeiras jóias da decoração.
  8. Em breve a Palácio dos Cristais irá fornecer vidros e espelhos bisotados no prazo máximo de um dia útil

Sobre a Palácio dos Cristais

Fundada em 1995 a Palácio dos Cristais atende a vidraçarias na produção e comercialização de vidros comuns, temperados, laminados, serigrafados, espelhos e boxes para banheiro, com diversas lapidações e acabamento em bisotê.

Para mais informações entre em contato através de nossos consultores. Ou ligue para (11) 2086-6660

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn