Vidro multilaminado e outros componentes da “família dos laminados”

O vidro laminado possui uma pequena família de produtos. Conheça aqui os principais itens que a compõe!
Vidro multilaminado e outros componentes da “família dos laminados”

 

O vidro laminado é formado por duas ou mais folhas de vidro que são unidas entre si por uma película de material plástico ou acrílico. Aqui, na Palácio dos Cristais, a produção desse tipo de vidro é feita com o Etil Vinil Acetato, mais conhecido como EVA, como intercalador. Essa composição é o que garante ao laminado a propriedade de ser indevassável – já que, em caso de quebra do vidro, os fragmentos ficam retidos a essa película intermediária.

Além disso, para se obter resistência e segurança extras, é possível utilizar várias camadas de vidros e camadas intermediárias, sendo que, a partir da terceira camada de vidro o conjunto passa a ser denominado multilaminado. Ou ainda mesclar laminação e vidro temperado. Essas variações na formulação criam produtos que passam a ter nomes próprios e desempenhos específicos.

EVA e Segurança

O processo de laminação com EVA já existe há mais de 20 anos no mercado internacional. Por ser um sistema mais versátil, permite a criação de laminados especiais, multilaminados e laminado de temperados com maior facilidade que outros sistemas produtivos.

No geral, a segurança exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o que motiva grande parte do consumo dos vidros laminados no País. Para a aplicação em coberturas, por exemplo, a NBR 7199, que fala sobre os vidros para a construção civil, recomenda que somente sejam usados vidros laminados (que incluem os multilaminados e os laminados de temperados) ou aramados. E os mesmos vidros também são indicados para guarda-corpos, na NR 14718/2010.

Multilaminado

Os especificadores atribuem ao multilaminado o aumento da utilização do vidro nas obras arrojadas com esse material, por evitar acidentes e garantir maior segurança. Além disso, ainda permite facilita o bloqueio de ondas sonoras e controle de privacidade e calor.

Os multilaminados são aplicados em instalações que exigem resistência ao esforço físico, como degraus de escadas, pisos, paredes de grandes aquários e visores de piscinas.

Temperado e laminado

Mas é, principalmente, a partir de uma pequena limitação do vidro laminado que surge outro componente nessa “família”: o fato de não poderem ser fixados com ferragens aplicadas em furos, sendo necessário que ele seja emoldurado sempre por um caixilho.

A alternativa, para esses casos, é driblar estas limitações, aliando o laminado com o único tipo de vidro estrutural do mercado, que é o temperado. Surge assim o laminado de temperados, chamado popularmente de “temperado-laminado” que une a resistência mecânica do temperado com a segurança do laminado e a possibilidade de aplicação por furos e ferragens.

No Brasil, este tipo de vidro vem sendo bastante usado em pisos, degraus e fachadas com o sistema denominado Spider. O vidro laminado de temperados é considerado o produto mais seguro, já que alia as vantagens da têmpera (resistência cinco vezes maior) e da laminação (que permite que os fragmentos fiquem presos à película em caso de quebra.

Mais Possibilidades

Da mesma forma que o laminado de temperados, outras alianças entre diferentes vidros podem ser formadas com o sistema de laminação com EVA, como, por exemplo, o laminado de impressos, que une a beleza das diferentes texturas do vidro impresso com a segurança dos laminados, para aplicações em fachadas, guarda-corpos, pisos e revestimentos.

Além disso, também é possível aumentar a segurança dos vidros laminados com a composição de muitas mais camadas de vidros, formando o chamado vidro multilaminado, capaz até de suportar disparo de balas de fogo. Quanto mais camadas de vidro intercaladas com o EVA, maior será a resistência final do vidro.

Sobre a Palácio dos Cristais

Fundada em 1995 a Palácio dos Cristais atende a vidraçarias, serralherias, construtoras, marcenarias, montantes de stands e arquitetos na produção e comercialização de vidros comuns, temperados, laminados, serigrafados, espelhos e boxes para banheiro, com diversas lapidações e acabamento em bisotê.

Para mais informações entre em contato através de nosso formulário de contato. Ou ligue para (11) 2086-6660.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn