Vidro pode ajudar a evitar atrito em condomínios

Material precisa ser utilizado com outros que evitam a reverberação interna do som
Vidro pode ajudar a evitar atrito em condomínios

De acordo com a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), as reclamações relacionadas a barulhos dentro de condomínios aumentaram 300% por mês, em relação a períodos antes da pandemia do novo coronavírus. Com mais tempo em casa, graças ao home office e ao homeschooling, a média de reclamações subiu de forma assustadora.

Para evitar problemas como esse e reduzir ruídos de outros apartamentos ou mesmo da rua e áreas comuns, existem diversas soluções acústicas que podem ser aplicadas, tais como contrapiso acústico, blocos de maior densidade nas paredes, ou até mesmo um sistema misto de alvenaria com drywall e manta. O problema é que, muitas vezes, por economia, tais soluções não são utilizadas. Daí só resta aos moradores utilizarem recursos corretivos, entre eles os vidros e espelhos.

Os vidros e espelhos possuem grande massa atômica e massa molecular, ou seja, por ser um material denso e pesado, pode contribuir para o isolamento acústico, pois, a barreira mais eficiente contra o som é a de grande volume de massa.

Os fechamentos de sacadas são as aplicações mais comuns e eficientes contra a transmissão do som para os apartamentos vizinhos. Divisórias envidraçadas também. Porém, o som pode também ser transmitido através das paredes divisórias dos apartamentos. Nesses casos, o revestimento das paredes com vidros serigrafados, ou espelhos, pode se tornar uma opção interessante para fortalecer essa barreira divisória.

Porém, vale ressaltar que superfícies lisas, como vidros e espelhos, reverberam mais o som, enquanto que revestimentos com tecido, por exemplo, ajudam a absorver as frequências de ondas sonoras.

A dica, portanto, é misturar esses dois tipos de materiais e elementos para proporcionar o conforto acústico. Aplique dentro de casa, juntamente com o vidro, materiais que ajudam a absorver o som. Invista em elementos de tecidos, como móveis mais almofadados, cortinas, estofados e tapetes. Além disso, a utilização de plantas é outro item importante. Arbustos e paredes com samambaias também ajudam a atenuar a reverberação e filtrar os ruídos do apartamento, além de comporem a decoração.

 

Sobre a Palácio dos Cristais

Fundada em 1995 a Palácio dos Cristais atende a vidraçarias na produção e comercialização de vidros comuns, temperados, laminados, serigrafados, espelhos e boxes para banheiro, com diversas lapidações e acabamento em bisotê.

Para mais informações entre em contato através de nosso formulário de contato. Ou ligue para (11) 2086-6660.

Leia também:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn