Vidro temperado já é opção econômica à alvenaria

Se todos os custos forem contabilizados, provavelmente o vidro temperado tem potencial para reduzir os custos das obras.
Vidro temperado já é opção econômica à alvenaria

 

Fechamentos com vidros temperados já foram, há mais de duas décadas, uma alternativa nobre, reservada somente aos empreendimentos de alto padrão. Com o passar dos anos ele foi se popularizando e, cada vez mais conhecido dos consumidores. Atualmente tem sido utilizado como opção até mesmo à alvenaria que, até alguns anos atrás, era considerada a forma construtiva mais econômica.

Entretanto, se a comparação foi feita somente no custo imediato, por metro quadrado, o valor pago em uma parede de alvenaria pode ser menor que o pago em um fechamento de vidros, e essa economia não fica tão evidente. É preciso pensar em cada detalhe e projetar a vida útil da construção para se ter uma ideia melhor das vantagens que o vidro temperado oferece. Vamos analisar estas seis áreas.

1 – Revestimento

O vidro temperado não necessita de revestimento interno ou externo. Já as paredes necessitam de acabamentos, pastilhas, pedras ou pinturas. E cada opção tem seu custo adicional.

2 – Necessidade de luz

O primeiro aspecto que é preciso ser analisado é que todo ambiente interno necessita de luz. E se houver aproveitamento da luz natural, com visão do entorno, melhor ainda. Como se sabe, o vidro possui transparência enquanto que, uma parede, terá de receber uma esquadria, uma veneziana ou algum tipo de janela. E, dependendo da janela adquirida, o custo da obra pode aumentar bastante.

3 – Manutenção

Vidros temperados permanecem como novos por várias décadas. Já as paredes sofrem com a exposição ao tempo. Precisam de manutenções periódicas, pinturas, intervenções para remover infiltrações e mofos e outras. E toda reforma vem acompanhada de despesas adicionais.

4 – Desempenho em muros

Quando aplicado em muros de vidros, os vidros temperados oferecem design diferenciado, facilidade de limpeza contra pichações e, além disso, maior visibilidade do entorno, que pode ser um fator positivo na questão de segurança.

5 – Construção rápida e limpa

Por fim, outra desvantagem da alvenaria é quanto ao processo produtivo. Tanto na construção quanto na reforma, a alvenaria exige longo tempo de execução, depende totalmente da qualidade da mão-de-obra utilizada, desperdiça muito material e exige grande esforço e tempo para limpeza.

6 – Inovações Recentes

A tradição do emprego da alvenaria na grande maioria dos casos de construção de casas vem do tempo em que vidro temperado era um artigo caro e com entrega demorada. Além disso, as técnicas de instalação dos vidros temperados eram limitadas, resumindo-se ao emprego de ferragens, o que deixava frestas que permitiam a entrada de ar frio.

Essas situações limitantes não existem mais. Hoje é possível se fazer a contratação do fechamento e obter a obra pronta para utilização, em alguns casos, na semana seguinte. Além disso, o desenvolvimento de kits especiais para os vidraceiros permite que estes tenham várias opções para fazer a instalação de acordo com a necessidade exigida pelo local.

Privacidade e segurança contra invasões

É lógico que não é viável a construção de casas feitas inteiramente de vidros em alguns casos. Uma das barreiras seria a ausência de privacidade devido à transparência. Outra questão está associada à segurança, pois realmente as paredes de alvenaria são mais resistentes contra invasões que os fechamentos com vidros temperados. Entretanto, é possível ampliar-se a utilização dos vidros temperados como forma de proporcionar modernidade aos projetos e, ao mesmo tempo, gerar economia com essa iniciativa.

 

Sobre a Palácio dos Cristais

Fundada em 1995 a Palácio dos Cristais atende a vidraçarias na produção e comercialização de vidros comuns, temperados, laminados, serigrafados, espelhos e boxes para banheiro, com diversas lapidações e acabamento em bisotê.

Para mais informações entre em contato através de nosso formulário de contato. Ou ligue para (11) 2086-6660

Leia também

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn